Estudos de Casos
São estudos de casos em curso de instituições libanesas e brasileiras selecionadas pelo Consulado do Líbano no Rio de Janeiro. Aqueles interessados em divulgar aqui seus trabalhos, start-ups e projetos, favor enviar um e-mail para riobeirute@gmail.com. Lembrando que os seus projetos serão analisados por uma Comissão do Consulado Geral para serem chancelados e divulgados.
1- Beirute Green Project
Mensagem dos idealizadores:
“O Projeto Beirute Verde (Beirute Green Project) é uma reação à expansão descontrolada de cimento e edifícios que devoram Beirute. Acreditamos em diferentes modos de planejamento urbano que levam em conta nosso direito humano básico de ter acesso a mais espaços verdes.
Tudo começou em 2010, no Dia Mundial do Meio Ambiente, com uma intervenção de rua muito impulsiva, com o objetivo de destacar com inteligência o quão ridiculamente pouco verde há em Beirute.
Em 2011, decidimos dar continuidade a intervenções e projetos maiores, que não apenas aumentam a conscientização, mas também visam mudar essa situação. Formamos um pequeno coletivo de indivíduos frustrados, motivados e enérgicos o suficiente para exigir mais. Com todo o amor e apoio que reunimos, temos a esperança de que algum dia em breve nosso sonho se torne uma realidade.”
Para saber mais sobre o Projeto e entrar em contato com os idealizadores, mande-nos email para: riobeirute@gmail.com
foto: Beirute Green Project
2- Wonder Beirut Forest
Mensagem dos idealizadores:
“A firma de arquitetura StudioInvisible está se inspirando nos jardins suspensos da Babilônia para imaginar Beirute como um gigantesco parque verde quando visto do ponto de vista de um pássaro. O projeto, Wonder Beirut Forest, cobre o topo de todos os edifícios com plantas e árvores, dando nova vida à cidade.
Arquitetos começaram a fazer campanha no Facebook com a possibilidade de aprovar uma lei que prevê a instalação de um jardim no telhado de cada prédio. Como incentivo, a prefeitura ofereceria incentivos fiscais para os condomínios cuidarem de um jardim no terraço, e as empresas de jardinagem ofereceriam descontos para manutenção.
Altos níveis de poluição do ar e cinzas de Beirute inspiraram o projeto. Atualmente, a capital libanesa depende apenas de uma grande área arborizada – Sanayeh Park – para o ar limpo. Hoje, Beirute possui apenas 0,8 metros quadrados de área verde por pessoa, bem abaixo dos 12 metros quadrados recomendados internacionalmente por pessoa.
Além de melhorar a qualidade do ar, o grande jardim proposto pela firma de arquitetura proporcionaria sombra e espaço comunitário seguro. Os jardins também reduziriam o consumo de energia nos edifícios durante o clima de verão cada vez mais quente e árido. Além disso, telhados verdes podem abrigar plantas que crescem bem na região, como azeitonas, plantas de pimenta e vegetais, que tendem a evoluir para uma espécie de agricultura urbana e, portanto, aumentariam a economia local.”
Para saber mais sobre o Projeto e entrar em contato com os idealizadores, mande-nos email para: riobeirute@gmail.com
fotos: via StudioInvisible